Os irmãos Wladimir e Walter Sant’Anna, ambos oficiais da reserva do Exército Brasileiro, tiveram a idéia de levar o esporte Orientação, bastante difundido nos meios militares, para além dos muros do quartel, fundando em 2004 a FECORI – Federação Cearense de Orientação. Dessa forma, não só militares, mas civis também poderiam praticar o esporte de forma regulamentada por uma Federação associada a Confederação Brasileira de Orientação (CBO).

As primeiras provas de orientação organizadas no estado sob a tutela da FECORI foram realizadas nas praias cearenses, no 1o Beach Sprint de Orientação, em 2004.

No ano seguinte, em 2005, a FECORI juntamente com 4 clubes organizou o I Campeonato Cearense de Orientação, composto por 4 etapas. A primeira prova aconteceu no dia 27 de Abril de 2005 em Sobral com a participação de 421 atletas. Naquele ano as cidades de Quixadá, Guaramiranga e Fortaleza receberam provas do campeonato.

Em 2013 o Campeonato Cearense de Orientação chegou ao seu nono ano.

Hoje a FECORI conta com 7 clubes e 761 atletas filiados, estando entre as 10 maiores Federações do País.

Ao longo desses 9 anos, a FECORI foi pioneira em diversas modalidades envolvendo orientação, entre eles a primeira prova de orientação noturna do Brasil em 2006 e a primeira prova brasileira de Mountain Bike Orientação (MTB-O) em 2012.

Considerada uma das mais influentes Federações do esporte Orientação, realizou eventos de âmbito nacional como o 5 Dias de Orientação do Brasil (2008), 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação em Canoa Quebrada (2011) e a 1ª Copa Nordeste de Orientação (COPANE).

Hoje a FECORI conta com uma diretoria eleita conforme os regimentos internos da instituição.

Conselho Fiscal

Membro efetivo 1: Antônio Marden Oliveira de Sousa – COqueiro
Membro efetivo 2: Valentim Antunes Garcia – COFort
Membro efetivo 3: Pedro Raimundo Salgueiro Monteiro – COqueiro
Membro suplente 1: Jorge Saraiva de Amorim – Rumba na Rota
Membro suplente 2: Delano Melo Uchôa – Trilha Norte

Membro suplente 2: Débora Andrade Holanda Monteiro Ferraiolo – Rumba na Rota

Nomeados

Diretor Financeiro: Bruno Magalhães Clemente – COqueiro
Diretor Técnico: Ricardo Diogo de Vasconcelos – Cofort
Secretária: Carine Melo de Aguiar
Diretor de Marketing: João Luiz Barros Torres – CO Desporto e Lazer
Diretora de Meio Ambiente: José Rômulo Correia Júnior – COqueiro