Histórico

 

História da Orientação, no Nosso Ceará Foi Assim.

Para narrar os acontecimentos abaixo, dos quais participei diretamente de quase todos, contei com a colaboração de amigos e entidades. Retrato apenas o que é do meu conhecimento.

Em 1998, no Rio de Janeiro, ocorreu uma reunião do Sistema dos Colégios Militares, onde se determinou serem iniciados estudos que levassem o Esporte Orientação a ser praticado como “O Esporte Diferencial dos Colégios Militares”.

 

O Maj Cav Giovany Carrião de Freitas, então Chefe da Seção de Educação Física do Colégio Militar de Fortaleza – CMF apressou-se em cumprir as diretrizes e designou o saudoso professor de Educação Física Marcos Antonio Ramos de Oliveira, (Prof Marcos ou simplesmente Marcão) para estudar o assunto e iniciar os trabalhos de implantar a Orientação como mais uma opção esportiva para os alunos. Por aqui as ideias já existiam, mas os projetos estavam parados e as competições de Orientação eram exclusivamente praticadas por militares e eram disputadas há 10 anos utilizando o mesmo mapa.

 

Mas como nada acontece por acaso, em dezembro de 1998 chegou a Fortaleza, para servir na 25ª CSM, o Ten Cel Art Sérgio Gonçalves Brito que fora por 8 anos, instrutor de Orientação na Escola de Educação Física do Exército. Tinha projetos para desenvolver o desporto Orientação em todas as esferas da Sociedade Cearense e Nordestina.

 

Período de muito trabalho e muitos desafios, mas com várias e importantes conquistas para a implantação da Orientação no Estado do Ceará, como a criação em 26 de março de 1999 do Clube de Orientação COqueiro do Colégio Militar de Fortaleza - CMF, com a seguinte diretoria: Presidente de Honra Cel Inf. Adyr da Silva Sampaio, (Comandante do CMF), Presidente Aluno Bruno Fremdling, Vice-Presidente Aluna Juliana Teixeira de Freitas Brito, Diretor de Finanças Aluno Miguel de Souza Charbel, Diretor Administrativo Aluno Jovanny Oklahoma Alves de Freitas e Diretor Técnico Aluno Gabriel Teixeira de Freitas Brito, Coordenador do CMF Maj Cav Giovany Carrião de Freitas, Professor Orientador Marcos Antonio Ramos de Oliveira, Assessor Técnico Ten Cel, Sérgio Gonçalves Brito.

 

Iniciou-se um programa de mapeamento, divulgação e treinamento. Palestras (inclusive para os pais dos alunos), aulas teóricas e práticas para os alunos do CMF e colégios da rede de ensino pública e particular de Fortaleza. Para citar alguns deles, Colégio 7 de Setembro, Colégio Antares, Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, Colégio Militar da Polícia Militar e Universidade Federal do Ceará, além de Grupos de Escoteiros e atletas de provas de aventura, dando início assim a inclusão dos primeiros civis a competirem no Esporte da Natureza em nosso Estado.

 

Com o Objetivo de tornar as provas mais justas e sem repetir os locais das competições, foram confeccionados vários mapas de orientação, tais como abrangendo áreas da Av. Beira Mar (Fortaleza), Praia do Futuro (Fortaleza), Reserva de Sapiranga (Fortaleza), Fazenda Garrote (Caucaia), Fazenda Soledade (Caucaia), 10º GAC (Fortaleza), Jardim Botânico (Caucaia), Fazendas Urucará & Ypioca (Maranguape) entre outros, pelas equipes de mapeadores do CMF e da 25ª CSM. Assim, o I Circuito Cearense de Orientação foi um sucesso, mesclando novatos Civis e Militares com veteranos Orientistas Militares.

 

Após visita de inspeção no CMF e impressionado com os avanços do esporte em apenas 8 meses de trabalhos, o Gen Flávio Cesar Terra de Faria, Diretor de Ensino Preparatório e Assistencial do Exército enviou, em 27/08/1999, ofício circular aos Colégios Militares do Brasil, concitando-os a criarem seus clubes de Orientação, tendo como parâmetro o do CMF/Coqueiro.

 

As ideias encontraram eco em pessoas de outros estados do nordeste, dispostos a contribuir para o desenvolvimento do desporto na região e foi disparado o processo para criação de clubes e organização de eventos estaduais e regionais. Assim, surgiram o CO de Alagoas – CORAL (Maceió), CO 14ª Bia AAAe – COBia (Olinda), CO Sgt Wolff (Recife), CO de Garanhuns – CORAG, COAMA (CM Salvador), CO de Natal – CONA, COTA (João Pessoa) entre outros.  De forma natural e desburocratizada foi criada a Associação Nordeste do Brasil de Orientação – ANEBO, por atletas dos estados de AL, BA, CE, PE, PI e RN, sendo seu primeiro presidente Sérgio Gonçalves Brito.

 

 

O ano de 1999 foi repleto de eventos de divulgação, contando com vários civis entusiastas da Orientação, apoiando, participando e levando-a a muitos outros ambientes fora dos quartéis e colégios militares. Neste ano, tivemos o I Circuito Cearense de Orientação e também o I Circuito NE do Brasil de Orientação – I CINEBO, com incríveis 45 equipes compostas na maioria por civis.

 anebo

 

Ano 2000 a Explosão da Orientação!

 

Autorizado pelo comandante do CMF e com apoio de várias pessoas e instituições foi erguida numa área coberta, sem paredes e subutilizada como depósito de material, a sede do COqueiro, inaugurado em 04/04/2000, tornando-se o primeiro clube de Orientação do Brasil com sede própria sob o lema “Um dia sonhamos... no seguinte fizemos!”

 aluna-cmf 

De 08 a 14 de abril, foi ministrado o Curso de Cartógrafos Nível II da IOF/FPO (Federação Internacional de Orientação e Federação Portuguesa de Orientação), com aval da Confederação Brasileira de Orientação – CBO. Tal curso, primeiro desse nível no país, foi coordenado pelo Diretor Técnico da FPO e membro da “Foot Orienteering Commitee – IOF”, aberto a professores, desportistas, jornalistas, militares, entidades com interesse interdisciplinar em Educação Física, Geografia e Meio Ambiente. Foi adquirida pela FPO, para os alunos do curso, a primeira versão em nosso estado do OCAD 7, licença nº 3108. Aproveitamos o momento dessa história, para mais uma vez agradecer aos amigos portugueses, Luis Sérgio, Maria Amador, Alexandre, Rui, Alice, Diogo, Fátima e Higino Esteves, então Presidente da FPO. Nesse período, sem dúvida o maior salto na divulgação do Esporte Orientação no Nordeste do Brasil, foram os 300 mil cartões telefônicos comemorativos da Telemar, que mostraram fotos do nosso desporto e comercializados nos 16 estados brasileiros cobertos pela empresa. Isso sem considerar a divulgação feita por amigos orientistas, clubes e federações nos demais estados e no exterior.

O lançamento oficial ocorreu na solenidade de premiação do Percurso da Independência, evento realizado na Av. Beira Mar, em Fortaleza, no dia 07 de Setembro de 2000.

   

repo1 repo2

 

A seguir reportagem da época em um dos principais Jornais do nosso Estado.

 repo-jornal

Foi um bom ano para a Orientação Cearense, com vários eventos e com o Clube Coqueiro destacando-se em todas as competições que participou, tendo sido o Campeão do I CINEBO e também Campeão dos Jogos dos Colégios Militares Categorias H / D e por equipe. Realizou-se, ainda, o I Percurso de Orientação do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

 

Em 2001, com o crescimento do esporte, ocorreu o aumento da exigência dos Orientistas, que já tinham conhecimentos suficientes. Em busca do aperfeiçoamento para nossos mapeadores, foi realizado no período de 16 a 20 de julho, mais um curso de Cartografia em Fortaleza, pelo experiente mapeador Russo Vicktor Dobretsov. Esse curso agregou muitos conhecimentos e técnicas referentes à cartografia. As cartas do SESC Iparana e Praia do Futuro são alguns frutos desse período. Tivemos também um excelente III Circuito Cearense de Orientação e um ótimo II CINEBO. Um dos novos mapas utilizados foi na prova do SESC Iparana que foi realizada em 19/08/2001.

 

Nos anos seguintes, foi mantido todo o planejamento e o padrão das competições com visíveis melhorias nos mapas, assim como na navegação e nos tempos de prova dos atletas. Também foi tempo de várias competições pelos Estados do Nordeste, com excelentes cartas e percursos em Recife, Garanhuns, Salvador, Natal, Maceió e João Pessoa. O que se repetiu nos anos afora, sempre com acentuadas participações e muitos títulos dos atletas Cearenses.

 

No Brasil ocorria uma constante mudança e novas implantações de métodos de trabalho, despontando novas exigências e necessidades, com o Ceará sempre presente em todos os momentos, participando diretamente da evolução e do desenvolvimento do esporte. É importante ressaltar a chegada a partir de 2001 dos irmãos Walter e alguns anos depois  Wladimir Sant’Anna, os quais trazendo a experiência em competições e administração de clubes do sul e sudeste do país, além de muita disposição para ajudar a desenvolver o esporte, buscaram, assim, interagir com os esportes de aventura, onde o navegador (orientista) é componente fundamental. Provas como a Auckland Adventure Race, Dunas Trekking, Caminhos de Iracema e inúmeros treekings, marcam este sincretismo entre os diversos esportes e trouxeram um novo público para a Orientação, além de interiorizar por todo o Ceará, destacando-se, ademais, como dignas de registro as figuras de Adolfo Perdigão e Marcos Arsênio Pascoal Maia, este com vasto conhecimento em administração de instituição não governamental do 3º setor, os quais também contribuíram com seus conhecimentos nesse processo.

EVOLUÇÃO NATURAL DO PROCESSO, FUNDAÇÃO DA FECORI.

Para adequar-se as normas da Confederação Brasileira de Orientação (CBO) e seguindo diretriz da instituição para regulamentar a realização de provas de Orientação, teve início a criação de Clubes no Ceará, para em seguida fundar a Federação Cearense de Orientação, tornando possível a realização do I Campeonato Cearense de Orientação, I CCO. No ano de 2004, foram fundados os Clubes do 30º Grupo Escoteiro Baden Powell (GEBP), o Clube de Orientação Fortaleza (COFORT) e o Clube de Orientação Rumba na Rota, (RUMBA), cumprindo o último requisito básico para a fundação de uma Federação Estadual de Orientação.

A convite do Major Jefferson Sousa Monteiro, da Base Aérea de Fortaleza, ocorreu uma reunião entre Presidentes de Clubes e seus Diretores Técnicos, o Professor Orientador do Clube Coqueiro, Atletas e outros interessados para deliberar sobre os rumos da Orientação Cearense, assim como fundar a Federação Cearense de Orientação (FECORI). A Assembleia Geral foi instalada às 20:00 horas, do dia 23 de dezembro de 2004, sob a presidência do Sr. Walter Chagas de Sant’Anna, nas dependências do Clube dos Oficiais da Aeronáutica F80, situado na Rua Deputado Moreira da Rocha, 620 – Meireles, Fortaleza/CE, ocasião em que se deu a lavratura de ata de reunião, sendo aprovado o Estatuto e eleita a primeira diretoria da Federação Cearense de Orientação, assim constituída: Presidente, Sr. Wladimir Chagas de Sant’Anna, Vice-Presidente, Marcos Cesar de Cantuária Gama . No boletim nº 02, do dia 30 de junho de 2005, foi publicado que a Diretoria Executiva da CBO, ao analisar os documentos apresentados, aprovou a filiação da Federação Cearense de Orientação - FECORI à Confederação Brasileira de Orientação (VII Federação).

Nossa Federação já nasceu forte, graças ao intenso trabalho realizado por todos que de alguma forma deram sua parcela de contribuição para o acontecimento desse importante fato. É impossível citar todos, pois foram várias pessoas e instituições que tiveram papel preponderante nesse processo, cujas experiências adquiridas nos anos que antecederam o nascimento da entidade. A sua fundação proporcionou a oportunidade de realização de vários eventos tais como o Circuito Cearense de Orientação, Circuito Nordeste do Brasil de Orientação, outras provas comemorativas, o 1º Beach Sprint de Orientação que contou com atletas de todo o Brasil, Prova Noturna, Prova de Revezamento, vários cursos de iniciação esportiva (orientação).

No ano de 2005 foi realizado o I Campeonato Cearense de Orientação I CCO com 4 etapas disputadas,  a primeira delas realizada no dia 27 de abril de 2005 na Cidade de Sobral/CE.

Nos anos seguintes foram realizados eventos importantíssimos, alguns pioneiros para a Orientação nacional em nosso Estado, tais como a primeira prova de Orientação Noturna do Brasil em 2006. No período de 22 a 25 de fevereiro de 2007, o Clube GEBP com o aval da FECORI e Apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), trouxe a Fortaleza o Presidente da CBO, José Otávio Franco Dorneles para ministrar o curso nº 163 de Mapeador de Orientação, Nível 1, para 43 alunos. Este foi o primeiro curso Oficial da CBO, formando novos mapeadores para o seu quadro nacional, no Ceará. No período de 20 a 23 de março de 2008, o Clube GEBP com apoio da FECORI, da Universidade Federal do Ceará (UFC), da FIC/Estácio, em uma realização e organização da CBO, trouxe para Fortaleza o IV Congresso Internacional do Esporte Orientação na Escola, sendo ainda no mesmo período realizado o Curso Oficial da CBO de Formação de Técnico de Orientação; os 5 dias do Brasil de Orientação em 2008, a 1ª  Etapa do CAMBOR 2011, I Copa Nordeste de Orientação (COPANE) 2011, em 2012 o Clube GEBP realizou a 1ª prova Brasileira de MTB-O (orientação em bicicleta) onde participaram atletas de Elite e demais categorias do Ceará e de outros Estados, o que rendeu grande elogio ao estado do Ceará, à nossa Federação e aos Atletas e Dirigentes Cearenses Essa prova foi objeto de estudo e interesse de outras federações que inclusive enviaram pessoas para aprender os métodos utilizados na sua realização.

Foram realizados no Ceará com a chancela da FECORI cursos de Árbitro, Traçador de Percurso, participação em clinica de nivelamento de mapeadores (Curitiba/PR), curso de sistemas de apuração (Helga, Prova e Outros), Curso de OCAD, treinamento para manuseio e operação do Sportident e do EMIT, tudo isso para capacitar, da melhor forma possível, o pessoal envolvido nas atividades relativas à Orientação.

Desde o início da Orientação no Ceará, a prática desse esporte vem fazendo parte do dia-a-dia dos alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros. Em 2010, graças ao trabalho desenvolvido pelos orientistas Erbério Alves de Lima e Paulo Antônio da Costa Mazulo, o nome Trilha Norte foi escolhido para o Clube de Orientação do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros e foi com essa denominação que foi filiado à FECORI.

No mesmo ano 2010, um grupo de amigos e amantes dos esportes de Orientação e Aventura se reuniu e decidiu dividir a experiência de viver, na prática, a qualidade de vida que tantos falam e pouco praticam. Assim nasceu o Clube Azimute de Orientação e Aventura. O Clube Azimute.

Fundado legalmente em 2012, apesar de já existir há mais de um ano, o Clube de Orientação Desporto e Lazer é, em sua maior parte, composto por alunos do Curso de Gestão Desportiva e de Lazer do Instituto Federal do Ceará. Mesmo sendo o clube mais jovem, seus atletas vêm se brilhando nas competições oficiais da FECORI, o que lhe dá um destaque na Orientação do Ceará.

Em 2013, foi formado o grupo Lagoa do Jirau, que nasceu como uma brincadeira para os atletas de diversos clubes, familiares e simpatizantes do esporte Orientação. Fundado pelo Major da Polícia Militar do Ceará Antônio Marden Oliveira de Sousa, orientista, o grupo logo cresceu e estruturou-se. Em 2014, já organizou a primeira edição do Circuito de Orientação Lagoa do Jirau – COLJ, contando com 6 etapas, todas com mapas inéditos criados especialmente para o circuito. Hoje, o COLJ está na sua V edição e os suas etapas fazem parte do calendário da Orientação do Ceará, atraindo atletas de vários estados do Brasil, além dos cearenses amantes do esporte.

Atualmente, a FECORI conta com 7 Clubes em atividade e mais de 500 orientistas filiados aos Clubes e a Federação. Chegamos a 2018 com um Campeonato Cearense de Orientação sólido e bem disputado, que está em sua 14ª edição, com 6 (seis) etapas regulares, um Campeonato Sprint, com 3 (três) competições (Park Tour), um Circuito Municipal (Jirau - COJL) e uma Prova Noturna (Corrida da Fogueira).

Nossos atletas disputam vários campeonatos em âmbito nacional com destaque para o CAMBOR, CBEUO, SAOC, COPANE, e Campeonato Mundial de Orientação Máster WMOC, o que demonstra capacidade e conhecimento técnico.

Outro destaque em nosso Estado é o nível de desenvolvimento da cartografia. Aqui são executados serviços de mapeamento com excelente qualidade, graças ao aperfeiçoamento constante, fruto de vários cursos ofertados durante os períodos recentes. Dentre estes, podemos citar o Curso de Mapeador Nível 1, com GPS, ministrado pelo experiente José William Nunes Júnior, do quadro da CBO. Com isso, os atletas cearenses não têm necessidade de viajar a outras regiões para realizar essa capacitação, o que facilita a elaboração de mapas para qualquer competição, desenhados conforme normas da IOF -  ISOM, ISSOM e ISMTBOM.

Fortaleza – Ceará - Brasil, Janeiro de 2018

 Daqui em diante,... É outra história!

 Por: Jorge Ricardo Bezerra Pereira (Grupo Baden-Powell – C.O.GEBP) - Reg. QMCBO-2789/64

 Fontes: Confederação Brasileira de Orientação (CBO); Revista da EsEFEx, outubro de 1956 e atualizações; Federação Cearense de Orientação (FECORI); Acervo Pessoal de Sérgio G. Brito; Revista 2000 Clube Coqueiro; Acervo Pessoal de Jorge Ricardo B. Pereira sobre a Orientação.

Revisado por: Dr. José Arteiro Soares Rodrigues e Cel. Art. Sérgio Gonçalves Brito.

A FECORI agradece ao Professor Jorge Ricardo Bezerra Pereira, pesquisador e autor deste levantamento histórico sobre a Orientação, no Ceará.

Presidentes da FECORI, desde a sua fundação:

  • Wladimir Chagas de Sant’Anna – 2004/2008 – Primeiro Presidente
  • Walter Chagas de Sant’Anna – 2009/2012
  • Jouderian Ferreira Nobre – 2013/2016
  • Antonio Carlos Pontes Barreto – 2017/2022 
  • José Rômulo Correia Júnior - 2022/2026 - Presidente Atual

Parceiros

Mídias

Fale Conosco

Presidente

  • E-mail: fecori.presidente@gmail.com
  • Telefone: (85) 9.9996.9570

Financeiro

  • E-mail: fecori.financeiro@gmail.com
  • Telefone: (85) 9.8803.1648

© 2025 FECORI. Todos os direitos reservados.